Sofás com formas inusitadas para compor projetos únicos – Casa e Jardim

Além de impacto visual, sofás com formas orgânicas abraçam o layout e priorizam as conversas, como nesta projetada pelo arquiteto Diego Revollo (Foto: Divulgação)

Além de impacto visual, sofás com formas orgânicas abraçam o layout e priorizam as conversas, como neste living projetado pelo arquiteto Diego Revollo (Foto: Divulgação)

“Usar um sofá com formato inusitado por si só já é sair da obviedade.” A frase do arquiteto Diego Revollo sintetiza o desejo de fugir do tradicional ao decorar salas e livings. E isso acontece não somente pela questão estética, que, sem dúvida, atrai os olhares para a peça, mas também pela possibilidade de estender a ideia aos demais elementos na hora de compor o projeto. “O ideal é aliar sempre o uso à estética”, diz o arquiteto Felipe Carolo. Confira as dicas dos profissionais para acertar na composição.

*Veja as melhores ofertas de sofás no Shoptime!*

Hás modelos curvos que vão de futuristas até os mais fluidos, o importante é se pautas pelas dimensões e gosto pessoal (Foto: Divulgação)

Há modelos de sofás curvos que vão dos futuristas até os mais fluidos, o importante é se pautar pelas dimensões e gosto pessoal (Foto: Divulgação)

*Shoptime e Casa e Jardim mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, Casa e Jardim pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação.

Formas arredondas
O sofá curvo ou orgânico, muitas vezes, prioriza conversas já que abraça o layout e faz as pessoas sentarem de uma maneira mais aconchegante, remetendo à ideia de uma roda de conversa. O arquiteto Diego Revollo confessa que as peças com formas arredondadas são as suas preferidas para quem já cansou da fórmula de dois sofás rebatidos em relação à mesa de centro ou mesmo de um único sofá reto. Para espaços menores, segundo ele, o ideal é trabalhar com curvas mais contidas, mas ainda assim é possível escolher um modelo levemente arredondado.

Em relação ao estilo da decoração, existem modelos no mercado que remetem desde curvas dos anos 1950 até os mais futuristas, que assumem formas bem orgânicas,  fluidas. “A escolha do modelo deve passar pelas dimensões e pelo gosto pessoal de acordo com a personalidade e o resultado que se quer alcançar”, sugere. 

Para ter uma peça inusitada na decoração, é possível usar um modelo de sofá preexistente e personalizá-lo, como fez o arquiteto Felipe Carolo neste projeto (Foto: Tuca Reines / Divulgação)

Para ter uma peça inusitada na decoração, é possível usar um modelo de sofá preexistente e personalizá-lo, como fez o arquiteto Felipe Carolo neste projeto (Foto: Tuca Reines / Divulgação)

Personalizado
Para o arquiteto Felipe Carolo, é possível usar um modelo de sofá preexistente e personalizá-lo. “Em um projeto, por exemplo, retiramos encosto e rebaixamos braços para deixar o móvel com um formato mais dinâmico no amibiente”, conta. Dessa forma, o universo se expande, já que permite criar vários formatos de acordo com a decoração. “É no detalhe que mora um projeto inusitado ou personalizado, tornando-o único”, acredita.

O sofá-ilha tem dois lados integrando ambientes a sala de estar com a cozinha no projeto de Mariana Fajnzylber e Alana Furumoto, dupla que comanda o Estúdio Urbhá (Foto: Manu Oristânio/Divulgação)

O sofá-ilha tem dois lados integrando a sala de estar à cozinha no projeto de Mariana Fajnzylber e Alana Furumoto, dupla que comanda o Estúdio Urbhá (Foto: Manu Oristânio/ Divulgação)

Sofá-ilha
Os sofás podem ainda ter dois lados, o que é perfeito para integrar ambientes, principalmente em espaços pequenos para economizar em móveis e medidas. Esse tipo de sofá também dá liberdade de dispor de partes acopladas, como mesas laterais e móveis de encosto.

Dicas
– Comece elegendo um sofá que agrade e atenda as dimensões da sua sala. Por ser a maior peça do ambiente, é ela, por uma questão física, que guiará a definição dos demais móveis do layout.

– Em relação a estilo, não se preocupe tanto em combinar o sofá com os demais móveis. Por ser uma peça inusitada, pode assumir ares escultóricos e realmente se destacar do restante. Afinal, muitas vezes, esse é o objetivo. 

– Sobre as cores, defina também primeiro o tom do sofá e na sequência as dos demais móveis, assim você parte do ponto mais forte da ambientação e tem os demais móveis para equilibrar o resultado.



DeCasaeJardim

3 comentários em “Sofás com formas inusitadas para compor projetos únicos – Casa e Jardim”

  1. Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

    Responder

Deixe um comentário