
Vasos da coleção Nusa do Studio Lily (Foto: Studio Lily / Divulgação)
Com as pessoas passando um tempo maior em casa, a pandemia da Covid-19 fez muita gente querer cuidar mais do seu cantinho e deixá-lo aconchegante e repleto de bem-estar, procurando atividades que desviem a mente da situação mundial. Uma das maneiras encontradas para atingir esses dois objetivos foi o cultivo de plantas. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Floricultura, as vendas de plantas ornamentais e flores subiram 10% em 2020.
Além de pensar nos cuidados necessários com cada espécie e qual se adapta melhor aos diversos ambiente e rotina, muitas pessoas também ficam em dúvida na hora de combinar os vasos ou acaba deixando naqueles de plástico, que já vêm com as plantas.

Projeto da arquiteta Pati Cillo com vasos de cerâmica de tamanhos diferentes (Foto: Pati Cillo / Divulgação)
“Existe uma infinidade de maneiras de combinar vasos. Dá para eleger apenas uma cor e unir vários só mudando tamanhos e formatos. Já quem gosta de muitas cores, um mix colorido, com diferentes plantas também, sempre alegra o décor”, diz Gabriela Heringer, sócia e diretora criativa do Studio Lily.
Para a arquiteta Pati Cillo, “é importante decidir qual estilo da decoração que mais combina com o seu ambiente, ver o tamanho dos vasos que cabem nesse espaço e aí sim decidir as plantas”. É preciso lembrar que cada planta necessita de diâmetros e profundidades diferentes.

Combinação de vasos de cerâmica com destaque para a zamioculca, ideal para ambientes internos já que não exige muito sol (Foto: Victor Affaro / Editora Globo)
Pode-se selecionar um único material e mudar a cor, a textura, os desenhos, como nas cerâmicas. Vasos de concreto também podem ser combinados dessa forma. Uma ideia é optar pela tendência vietnamita. “Vasos que apresentam um material com um esmalte lindo, uma cor mais forte”, completa a arquiteta.

Estilo Urban Jungle no apartamento do chef Thiago Medeiros (Foto: Lufe Gomes / Editora Globo)
Uma maneira interessante de decorar com plantas é criar uma pequena selva em um cantinho da casa. A ideia é combinar diferentes formatos de vasos grandes no chão deixando as alturas irregulares. Quer ousar ainda mais? Use suportes de ferro ou pendentes para deixar o mix ainda mais criativo.
Os vasos pequenos vão bem quando usados como detalhes sobre livros, nichos ou em uma estante, quebrando a sobriedade. Segundo Gabriela, também fica lindo brincar colocando vários vasos do mesmo formato, mas em cores diferentes, deixando os ambientes mais alegres e modernos.

A arquiteta Paula Zelazo pediu ao paisagista Gilberto Elkis que a varanda de 70 m² de seu apê na Vila Nova Conceição fosse como um jardim. Vasos de cerâmica e concreto convivem em harmonia (Foto: Renata Elkis / Divulgação )
Se prefere um ambiente colorido, uma dica é variações de tons de uma mesma cor. Se a ideia é diversificar, aposte em cores complementares, aquelas que se encontram em posições exatamente opostas no círculo cromático, como o azul e o laranja.

As suculentas não costumam gostar de vasos de plástico, já que precisam de solo drenado (Foto: Unsplash / Beatriz Moraes / Creative Commons)
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.